Há Fest! Por uma Causa

O Há Fest! é o festival de juventude de Amarante que alia música, desporto, stand-up comedy, cultura e que se assume como um evento responsável e inclusivo.
Nesta edição, o “HÁ FEST! por uma causa” pretende Educar para a cidadania.
Através da difusão da mensagem #hacidadania ao longo do festival, o público, particularmente o jovem, será sensibilizado para a importância de uma cidadania ativa enquanto sinónimo de progresso e de desenvolvimento.

 

Dia 10 de agosto
Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso

 

Há Conversa com Pedro Tenreiro
Em formato talks e de participação livre, nesta sessão dinamizada pelo animador de Rádio Antena 3, Pedro Tenreiro, os participantes serão convidados a percecionar o papel da música no movimento de emancipação das comunidades.

 

Casa da Juventude

 

#eucidadão
Os jovens participantes do intercâmbio “Huge minority: fight againts discrimination!”, financiado pelo programa Erasmus+ da EU, organizado pelo Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude de Amarante vão interagir com o público e convidando-o a refletir sobre o que é ser cidadão.

 

Ativismo pela Cidadania
Durante os eventos dos dias 12, 13 e 14, os participantes serão surpreendidos com performances e dinâmicas de sensibilização para a Igualdade e Não Discriminação, protagonizadas pelos voluntários da Casa da Juventude.

 

100Ideias Amarantinas

 

Barómetro do Cidadão
Consiste na dinamização de um jogo interativo, em formato quizz, sobre a temática da cidadania. O final do jogo apresenta uma “suposição” ou descrição da pessoa que joga, dando sugestões de como melhorar enquanto cidadão.

Quiz

 

Cidadania de Bolso
Trata-se de uma atividade de rua no dia 15 na qual serão distribuídos aos cidadãos amarantinos, num tom alegre e otimista, dicas, recomendações, lembretes e pequenas histórias, tendo em vista a sensibilização para as diferentes esferas da cidadania.

 

Projetos Europeus Include_EU e o LocalEUCharter
Alameda Teixeira de Pascoaes
10 a 15 de agosto

 

EspaçoEU
O EspaçoEU pretende divulgar os projetos Europeus Include_EU e LocalEUCharter, do programa CERV – Citizens, Equality, Right and Values, dos quais o Município de Amarante é parceiro.
Estes projetos pretendem dar a conhecer e divulgar os valores e princípios comuns da União Europeia de maneira a reforçar os valores europeus que nos unificam, promover a participação ativa dos jovens e combater o euroceticismo.
Neste espaço, ao longo dos dias, os jovens serão convidados a conhecer os valores europeus e interagir com os projetos locais.

Descobre mais sobre estes projetos: